A tricologia é uma área da dermatologia que cuida dos problemas relacionados aos cabelos e ao couro cabeludo. Muito além da estética, ela é responsável por identificar doenças graves, como alterações hormonais, infecções e inflamações que podem levar à queda de cabelos (alopecia).
Existem diversos tipos de alopecia:
– Alopecia areata: caracteriza-se por uma intensa queda de cabelos em determinadas áreas. Tem como causas principais os fatores auto imunes ou emocionais;
– Androgenética: causada por fatores genéticos associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea;
– Eflúvio telógeno: se caracteriza por um período em que o cabelo cai em maior quantidade devido a algum fator externo, como o estresse;
– Traumática: causada pelo hábito de arrancar os fios de cabelos ou por algum traumatismo na cabeça;
– Seborreica: causada por uma dermatite.
Quando o médico quer avaliar internamente as estruturas dos fios e do couro cabeludo, ele realiza um exame chamado dermatoscopia capilar. Usando um aparelho chamado dermatoscópio, que contém uma espécie de lupa, é possível visualizar em tamanho bastante aumentado a estrutura dos fios e do couro cabeludo.
Realizado o diagnóstico, o tratamento será indicado conforme a causa da queda e pode incluir procedimentos como: intradermoterapia, MMP capilar, capellux profissional I9 e transplante capilar pela técnica FUE.
MMP®
Microinfusão de medicamentos na pele (MMP®) é um moderno tratamento feito com um equipamento similar aos de tatuagem, que introduz na pele ativos e medicamentos selecionados pelo dermatologista.
Assim, as substâncias vencem a barreira da camada superficial da pele e agem de maneira mais eficaz.
O dermatologista escolhe a mescla de ativos de acordo com a necessidade de cada paciente, o que torna o tratamento totalmente individualizado.
MMP® pode tratar diversas queixas:
Rugas
Calvície
Sarda branca
Melasma
Psoríase
Cicatrizes